Blog

Como ter uma postura empreendedora?

por:

ithsm

ithsm

Empreendedor é aquele que lidera através do exemplo, é quem busca soluções fora do convencional, é quem puxa a responsabilidade para si e dá resultados expressivos.

Este termo é muito relacionado a pessoas que iniciam negócios, mas também existem milhares de empreendedores internos nas mais diversas organizações. E te garanto que esse, em qualquer um dos dois casos, é o profissional do futuro.

Desde 2016, venho lidando diretamente com empreendedores que estão em busca dos seus sonhos, e lidando com líderes, gestores e vendedores de alta performance que buscam ter uma postura cada vez mais empreendedora dentro das suas organizações, e que encontram uma série de dificuldades para inovar, assumir riscos e se destacar no mercado.

Por essa razão, desenvolvi 4 passos para que você consiga potencializar o seu processo de evolução e alcançar cada vez mais rápido os resultados que sempre sonhou.

Vamos começar?

1º PASSO – Inovação

No último mês de trabalho, descreva qual foi a última vez que você ousou sair da rotina e inovar em alguma das suas funções. Eu sempre uso essa reflexão em minhas palestras e workshops, e tenho me deparado com níveis de mais de 90% de profissionais que não inovaram ou ousaram sequer uma vez no último mês, em nenhuma das tarefas que desempenha.

Se você também não inovou, você não está sozinho nesse barco. Tenha calma, pois sempre podemos melhorar. Para identificar pontos de melhoria e inovação nas suas funções, faça uma lista detalhada de todas as suas atividades. Quais são as tarefas que você faz todos os dias e que você sente que precisam ser melhoradas? Reflita e depois trace uma estratégia para inovar e aumentar sua performance.

Inovar nada mais é do que pensar fora do padrão, fugir da rotina, buscando novas e melhores opções para fazer o que deve ser feito. O mercado está cada vez mais dinâmico, então, ou você inova ou está fora!

2º PASSO – Sentimento de dono

Qual foi a última vez que você resolveu problemas, tomando a rédea da situação e assumindo os riscos calculados pela sua decisão?

Muitas empresas usam a expressão “sentimento de dono” para motivar e engajar colaboradores, mas você já parou para pensar sobre o que isso realmente significa? Ser dono é ser responsável pelos resultados, pelas pessoas, pelos processos e pelo futuro da organização.

Depois dessa explicação, você acha que tem esse sentimento de dono?

Conheço diversos empreendedores que, mesmo sendo donos de seus negócios, continuam agindo e pensando como se ainda tivessem que responder a um chefe. Se esse é o seu caso, precisamos conversar seriamente sobre este assunto e sobre o seu mindset.

3º PASSO – Execução

Todas as vezes que uso essa expressão em meus treinamentos, as pessoas ficam com uma cara de que não estão entendendo muito bem o que estou falando.

“Como assim, soberba? Soberba é ruim, não é?”

Se é ruim, eu não sei. Mas para quem deseja alcançar outro patamar de desempenho e obter uma postura empreendedora definitiva, há a necessidade de uma execução soberba, ou seja, acima da média, entregando mais do que o esperado, superando expectativas e sempre surpreendendo seu cliente de maneira positiva.

4º PASSO – Ação Constante

Neste último passo, não vou gastar muito tempo, pois ele é autoexplicativo.

O sucesso e os resultados esperados não vêm através da motivação, e sim através do compromisso! Tenha o compromisso constante de agir de maneira consciente e assertiva em direção às suas metas, mapeie dificuldades e diminua riscos.

Empreendedores de sucesso estão sempre em ação.

Vinicius Lopes, Treinador Comportamental e formado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduado em Psicologia Positiva e Master Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Conta com diversas formações na área comercial, técnicas de negociação avançada e PNL.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens