Blog

Afinal, como encontrar o tal do propósito?

por:

ithsm

ithsm

Faz parte da natureza humana a busca pelo “como” e o “porquê” das coisas. Quando o tema em questão é a nossa existência, responder a esta indagação se torna ainda mais desafiante. Precisamos nos lembrar e nos reconectar com a nossa essência. Por isso, para facilitar o processo desta busca pelo nosso propósito de vida, é necessário aprender a entender os nossos porquês, a partir das perguntas certas.

Para apoiar esta busca pelo propósito, no Impulso Emerge desenvolvemos e utilizamos a Mandala da Vida que Emerge. Trata-se de uma ferramenta que auxilia nas reflexões durante o programa Emerge Você e que funciona como uma espécie de bússola, nos apoiando na investigação das diferentes dimensões de nossas vidas.

Poder pessoal e essência
Essa dimensão ajuda a identificar quais são os seus reais talentos e paixões e como eles potencializam seu poder pessoal. Tem relação direta com a essência do seu “EU” e com a sua forma de se expressar no mundo. O lugar da sua maior potência está no encontro e convergência desses elementos únicos, ancorados pelos seus valores e crenças.

Essa tomada de consciência é fundamental para entender e honrar as bases da sua vida e para moldar o futuro que quer construir. Também ajuda a identificar e entender os medos e barreiras que impedem a expansão do seu potencial. É por isso que identificar crenças limitantes é o primeiro passo para começar a quebrar a casca e forjar a expressão da sua essência. Essas crenças, em sua maioria, vêm de fora, de outras pessoas próximas ou da sociedade e, no processo de adultificação, incorporamos como nossas. Romper com essas convicções, aceitando as crenças que vêm de dentro e que revelam sua forma única de ver o mundo, é uma forma de cortar os cordões umbilicais invisíveis que ainda temos com os nossos familiares, mas que são fundamentais para a construção da nossa individualidade.

Nossa vida é essa redescoberta de quem “Eu Verdadeiramente Sou”.

• Quais são seus verdadeiros talentos? Quais são suas paixões?
• Onde seus talentos encontram suas paixões?
• Quais são os seus valores?
• Quais são as suas crenças limitantes?

Necessidades do mundo
As necessidades do mundo apontam o nosso campo de atuação, no qual podemos efetivamente contribuir para as questões mais sensíveis do planeta, em toda e qualquer dimensão, local ou globalmente. Vale lembrar que quando falamos em propósito, ele existe para alguma coisa, nunca é ensimesmado. E essa coisa é justamente o campo das necessidades do mundo, que, ao serem trabalhadas, podem gerar as transformações necessárias que possibilitam a evolução da humanidade e o aumento de consciência das pessoas. Quando nos conectamos com nosso poder pessoal e o colocamos a serviço das necessidades do mundo, tudo flui e nada nos bloqueia, pois este é o nosso lugar. E o melhor é que, quando isso acontece, podemos começar a construir o nosso legado.

O trabalho com significado é o encontro do poder pessoal e da essência com as necessidades do mundo.

• Do que o mundo precisa hoje e que você sente que pode contribuir com os seus dons e talentos?
• Qual é a necessidade do mundo que você está ajudando a resolver a partir do seu trabalho? E da sua vida pessoal?
• Qual é o legado que você gostaria de construir a partir da sua vida?

Estilo de vida
Para viver todo o seu potencial humano, toda a sua essência e contribuir efetivamente para a construção de um mundo mais sustentável, é fundamental ter um estilo de vida equilibrado. É preciso buscar uma relação harmônica com o mundo.

Precisamos mergulhar em todas as esferas, tanto pessoal quanto profissional, principalmente no que se refere ao nosso equilíbrio e à nossa harmonia. Aspectos como saúde, espiritualidade, vida em família, amigos, lazer, trabalho, cultura, educação, dentre outros, precisam ser explorados. Além disso, precisamos avaliar como equilibrar a nossa individualidade com a vida em comunidade. A configuração da sua vida hoje está favorável às condições que potencializam a vida que te faz feliz?

• Como está o equilíbrio da sua vida pessoal e da vida profissional?
• O que você tem feito na sua vida que te traz diversão, saúde, espiritualidade, conhecimento e outras coisas que considera fundamental?

Fluxo financeiro
Para tudo o que foi dito acima funcionar é imperativo que a vida seja equilibrada e viável, o que significa que precisamos ter um fluxo financeiro próspero. Para falarmos de prosperidade, precisamos começar entendendo a nossa relação com recursos e dinheiro. É necessário falar sobre a mentalidade da escassez e da abundância.

Devemos lembrar que dinheiro é energia. Esta dimensão diz muito sobre como você tem usado a sua energia e, principalmente, como você tem se relacionado com o dinheiro e qual é a sua serventia.

• Quanto o dinheiro está te impedindo de realizar seus verdadeiros sonhos?
• Se você não dependesse do dinheiro para realizá-los, qual seria o seu primeiro passo?

Espero que tenham gostado e que as reflexões lhes sejam úteis. Para terminar, quero deixar uma frase de Brené Brown, que eu adoro: “A vulnerabilidade é a nossa medida mais precisa da coragem”.
Desejo a vocês coragem na vida.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens