HSM

Nuvens de inovação, o mundo mudou

Em seu primeiro artigo do ano, Gil Giardelli faz uma reflexão sobre a revolução digital que resultou na revolução social. Confira!

Vivemos oportunidades fantásticas da cultura do remix, da cultura expandida e inventiva.

“A cidade da revolução industrial a vapor foi Manchester, a cidade da primeira revolução digital foi o Vale do Silício. “A próxima grande revolução não é em uma única cidade.” Pontuou Jan Chipcase - Itinerant Tecnologist da Nokia.

Lugares mais liberais, tolerantes, abertos a novas experiências, mais auspiciosas, remixando a vanguarda com a tradição, como nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bangcok, Shangai, Hong Kong, Montevidéu, Instanbul, Nova Iorque e Londres.Previsões de que a humanidade chegará ao fantástico número de 7 bilhões de seres humanos em 193 países!*

Com o passar do tempo percebemos que a maior revolução no século XXI não é digital e sim social e moral.

O Brasil – o coração do mundo

Brasil é alma, é música, é a bola da vez!

Apesar da força Chinesa, o mundo torce pelo Brasil.

No Aeroporto de Bangcock está lá o "Cristo Redentor" de braços abertos nos esperando!

Nos pés de todas as nações Sandálias Havaianas e nossa linda Bandeira!

Em Londres, o presente de Natal mais sofisticado não é o Ipad e sim o Copo "Tipo Americano Brasileiro" envolto das fitinhas do Senhor do Bonfim.

Na livraria em destaque “Brasil on the rise – A história de um país transformado”.

Em Waterloo, o Jazz Masters toca garota de Ipanema!

O design do Brasil reina com seu espírito exclusivo na imprensa internacional com Santa Tereza, Pedro Saito, Roberta Zanette e Isay Winfield .

Rio de Janeiro e São Paulo estão na lista das 10 melhores cidades para se visitar. Veja aqui

A presidente Dilma é destaque para a revista The Economist. Lidera um país alinhado com o crescimento, com a estabilidade fiscal e é o novo destaque no cenário mundial. Veja aqui.

Misture tudo isto ao discurso de posse da Presidente Dilma, que evocou nosso espírito empreendedor, o amor, a generosidade, a criatividade, criação intelectual e a tolerância.

O resultado é fabuloso! Você diz que é Brasileiro, em qualquer parte do mundo as pessoas sorriem, riem, se soltam e começam a brincar e cantar "Brasilll, Brasill." O sorriso é tenro e sincero.

Sinais dos tempos - Nós os emergentes

O Uruguay é o primeiro País a adotar um Laptop por criança! São 400.000 crianças, 18.000 professores, 2.300 escolas com wi-fi, 0,25% do PIB investido. O ganho será imenso.

O Chile é um país a ser seguido pela sua coragem, depois dos resgates dos mineiros!

Sim, Hugo Chavez, Fidel Castro, Morales (Bolívia) são os estraga prazeres da festa por estas bandas de cá!

Fazendo seu trabalho, Estônia e Eslovênia estão em melhor pontuação do que Espanha, Itália e Portugal no ranking de países menos corruptos.

Os emergentes fazem sua sociedade engajada. Enquanto apenas 32% dos internautas escrevem em seus blogs, somos 51% no Brasil e 88% na China.*

Aproximadamente 80% dos consumidores brasileiros, chineses, indianos e mexicanos preferem marcas que realizam ou apóiam algum trabalho social.**

O mais rápido, deixando o mais lento para trás. O supercomputador Chinês Tianhe-1A é o mais rápido do mundo calculando 2,507 trilhões de cálculos em um segundo.

O trem bala mais rápido do mundo, não é japonês e sim Chinês levando ao subúrbio de Shanghai. O Americano, que ainda será lançado percorrerá o mesmo percurso, 50% mais lento.

Entendeu o novo contexto mundial?

Ásia – A paz do povo em um mar de problemas

Assombram este lado de cá do planeta - Guerras atômicas, consequências do aquecimento global, congestionamentos infernais.
Acredite, São Paulo é um mar de tranquilidade comparado com o tráfico Asiático.

A Tailândia desperta para o que há de bom e ruim no estilo de vida ocidental. Dezenas pedindo um abraço nas ruas e quase todas as meninas querendo ser o “ícone duvidoso” da Lady Gaga e seu vestidinho de carne.

A China invade o mundo com seus shanzais (falsificados) de camisetas, celulares à carros! Reflexos da abertura da economia, direito a propriedade, acesso a tecnologia da informação e rápido crescimento econômico.

A China é o maior investidor global em energias limpas. Eles não tem outra escolha, 25% de seus mananciais de água estão poluídos, suas cidades estão sufocadas pela fumaça.

Shenzhen é o vale do silício chinês para a falsificação, com seus empreendedores apelidados de Shanzais.

Existem dois tipos, o que fazem a copia de Ipads e Bolsas Louis Vuitton.

Eles levam a sério o mantra “Eu tive uma grande ideia! Respira fundo que passa!”

Não teima em passar a crise no velho continente e nos EUA

Na Europa ocidental e nos EUA, existe a crise que teima em não ir embora!

Líderes destas nações batizaram esta época de “Era da Austeridade”. Tempos de muitas mudanças pela frente, alguns acreditam que não vivemos a era da convergência e sim da colisão!

A blogger Americana Ariana Huffington convocou seu país para a "Esperança 2.0." Algo precisa ser feito para impedir que a América, transforme-se em um país do terceiro mundo.

Wall Street é um grande cassino! Desemprego maior que no Brasil! Falência nas alturas.

Na Inglaterra o orçamento para educação pela primeira vez na historia será reduzido. O governo acusa a academia de não ser inovadora o suficiente e que não sabem navegar na criatividade e negócios da nova era.

Cidades como Madri, Veneza e Berlim estão a poucos passos de decretarem falência!

O reflexo da crise já chegou no estilo de vida, o velho mundo está vintage, saudosista, os anos de 1980 repassados. Saudades de um tempo em que eles reinavam absolutos?

O digital encontrou o real

Pessoas usam leques com a marca Twitter, a simpática Baleia Fail virou bolo, o Ipad também, Facebook virou uma caneca e o 'Control, Alt, Delete' Copos.

Cientistas pensam no futuro da tecnologia, declaram que o mundo terá sua identidade social, designer generoso, empresas que pensam primeiro na equipe e depois nos clientes. ***

Porque eu contei está longa história? Este é o meu primeiro artigo em 2011. Ele foi escrito em uma viagem fantástica pela Tailândia e Inglaterra. Eu senti e vi o que escrevi.

É para celebrar este mundo sensacional, cheio de oportunidades, para celebrar o Brasil como uma potência digital, empreendedora e ambiental.

Nos anos de 1980, eu cantei alto no épico show do Legião Urbana que “O Brasil é o pais do futuro”. Ele chegou minha gente!

O que é mais poético, moderno e social? Nosso Cristo de braços abertos ou a grande muralha Chinesa?

Como eu disse no início, a revolução são valores. “Um dia uma revolução moral marcará uma nova era da humanidade. Ela produzirá inevitáveis modificações nas relações sociais” Filósofo Sócrates em conversações na prisão.

A Revolução começou minha gente!

* 7 Bilhões de habitantes
** TNS Global Digital Life.
*** Edelman
**** Veja a opinião dos futurólogos Dan Tapscott , Paul Saffo, John Batelle, Mark Pinus (Zynga), Vineet Zayar, Paola Antonelli

Gil Giardelli (CEO da Gaia Creative, onde implementa ações de redes sociais e web colaborativa para empresas como BMW, Hospital Einstein, Mini Cooper, Grupo Cruzeiro do Sul entre outras. Professor de MBA, do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) e Pós graduação da ESPM).

Foto: Mariana Pugliese

Portal HSM
14/01/2011

Leia mais:

Era da generosidade e da criatividade coletiva

Não existem mais consumidores e sim pessoas

O novo capitalismo na era digital

6 votos

Comentários

Bom artigo, acho interessante prestarmos a atenção no que realmente ira nos propiciar algo bom. Deixe que a velha midia se auto destrua abordando tragedias e mais tragedias.

Excelente. Tem muita gente que só " enxerga" o lado ruim das coisas em nosso país.

Belo artigo Gil Giardelli, o cristo redentor de braços abertos significa que o Brasil é assim, recebe tudo e a todos a todo instante. Nosso criador esta falando aqui é vosso reino, vindem a mim. Muito bom, parabéns...

vahBzW cqnbetzjusjp, [url=http://zywtylegvlry.com/]zywtylegvlry[/url], [link=http://znkuftcvbnvr.com/]znkuftcvbnvr[/link], http://xuzugrfuqlol.com/

Ótimo artigo...muito boa reflexão para o fim de semana

No comentário, o Sr. Gil afirma: Acredite, São Paulo é um mar de tranquilidade comparado com o tráfico Asiático.
Seria Tráfego ou Tráfico?

O diferencial é que muitos ainda relutam em aceitar.

Concordo com algumas coisas ditas nesse artigo, no entanto acho que deveríamos usar mais as possibilidades que as novas tecnologias nos oferecem e realmente melhorar ainda mais nosso país. Poderíamos começar fazendo uma campanha nacional para educação de uma forma geral e não falo só na educação passada na escola, mas daquela que nos faz exercitar nossos direitos e deveres de cidadãos. Começando por não dar nem receber "carteiradas". Aquele velho problema do: "você sabe com quem está falando?"
Me indigna ver um cadeirante ser agredido por um (pasmem) policial que indevidamente estacionou o carro num local para Portadores de Necessidades Especiais(PNE) e que ao ser chamado a atenção pelo próprio PNE, agrediu o rapaz com o cabo da arma e perguntou se ele sabia com quem estava falando. E o que dizer de uma esposa de juiz currupto, que vendia sentenças e que comprovadamente comprou dois carros caros para lavar dinheiro sujo e que a condenação será distribuir cestas de alimentos? Precisamos melhorar muito a nossa cidadania e eu não vejo ferramenta melhor do que a Internet. Vocês viram o poder dessa rede na convocação da população para a solidariedade com as pessoas da região serrana? Porque não usá-la para criar leis que impeçam a impunidade? A Lei da ficha limpa foi um bom começo.
Para sermos realmente um país de paz, precisamos de respeito, educação, criatividade e solidariedade. Temos uma imensidão de terra, temos muita água, um povo solidário, mas precisamos ter coragem para construir uma nação melhor.
Vamos começar esse trabalho e revolucionar o país.
Abs.
Norma

Eu concordo com muitos dos pontos que você disse em cima. Eu sou americano, e no ano passado eu decidi me mudar para o Brasil para encontrar oportunidades no mundo digital. Eu tive que escolher entre o Brasil ou os EUA (eu morava em Londres com a minha esposa brasileira), mas a resposta era óbvia para mim: o Brasil. A economia é dinâmica e em crescimento, o povo e a cultura são fantásticos (nem falar a comida :)

Algumas semanas atrás, eu viajei para um congresso nos EUA. As pessoas ainda estão muito preocupados com a economia e se vão ter um emprego em seis meses, nem mencionar as problemas estruturais da economia que você menciona acima. Mas aqui no Brasil, a inovação está acontecendo. As pessoas estão animado sobre o futuro e procurando oportunidades. Eu li nos jornais que a taxa de desemprego é a menor em décadas. Com certeza, o Brasil não é mais o país do futuro; está acontecendo agora!

Abraços,

-Jason
TW: @hall_jason

A cada dia que passa vejo um país com grande capacidade de criar e se reiventar, trocar o certo pelo incerto e fazer acontecer... É exatamente isso que vejo nesse texto maravilhoso de Gil, um país empreendedor, com alta capacidade de inovação é um país que faz acontecer, que pratica sinergia, apesar de todas as dificuldades encontradas. Afinal de contas a diferença está na atitude, no simples fato do porque não tentar. Assim o caminhar tem que ser continuoa, sempre embusca do aprendizado do conhecimento e atitude empreendedora, esta ultima a grande força motora para o crescimento.

Abraços á todos,

Paulo Souza

O fator de termos um salário mínimo muito aquem das necessidades de nosso povo é erdada de uma sociédade elitizada e perversa, que só olha á se mesmo, egoíta e cego, sem compromisso com a humanidade. Gerando uma nação com um défice educacioal, mas humilde e manso por sabedoria, forjado no amor. praticando a democracia do livre arbítrio aceitando o próximo confome a sua natureza 'no que o próprio não consegue mudar, nem ninguem esta disposto a ajudar por demandar uma vida'. É fato, agora resta ajudar-mos não aceitando esta conduta.
se chegamos até aqui, só tem um lugar para ir, pra cima.
Abraço á todos

Adriano Farias

Até que enfin alguém se pronuciou, parabéns Gil, mas não se preocupe pois muitos queriam ser autor deste depoimento. Que é o marco inicial, agora a bola vai rolar!. Quanto aos politicos o pova esta de olho. Há muitos inocentes, mas os poucos que são conciênte basta para moraliza-los.
abraço,
Adriano Farias

Também gostei muito do texto e concordo com o Nei, temos que sempre sermos patriotas, é assim que faremos a diferença para cuidar e melhorar o país.
Agora não concordo com o fato de o país ser tão bem visto lá fora por esses fatores, eles até vêem bem nosso país, mas não sabem metade das falcatruas que acontecem por aqui.
O texto é a prova de que existe luz no fim do túnel quando se há boa vontade dos responsáveis, basta ver os avanços de outros países.
Agora é muito fantasioso achar que estamos evoluindo quando estamos vindo de uma história de mais de 20 anos de corrupção política que todo mundo faz vista grossa e tendo problemas que conseguiriam ser resolvidos em um dia pela população (sim, em um dia se a população resolvesse parar de jogar lixo nas ruas uma boa parte dos incidentes relacionados as enchentes iriam acabar).
Fico triste de amar meu país e ver que o salário mínimo não aumentou nem 10,00 e já estamparam lá a justificativa que esse aumento vai custar 20 bilhões aos cofres públicos. Agora o dos deputados aumentou mais de 7.000,00 e foi votado em 1 minuto.
Revolução? Evoluação? Espero que seja diferente de como tem vindo...

Colaboração em massa levou os produtores como os consumidores a uma rede de energia positiva e inteligente onde a maioria das pessoas são os produtores como os consumidores.excelente.

Gil, parabéns pelo seu artigo, exemplo de patriotismo, de cultura, conhecimento e saber.

Vamos Inovar, Colaborar, Compartilhar, Ensinar, Empreender, Contribuir - vamos todos juntos fazer desse país uma grande nação.

Abraços,

Nei Grando (@neigrando)

Muito bom artigo, parabems Gil por ter um otimo ponto de vista e poder sintetizar a informaçao de um jeito tao bom.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Opine!