Blog

Gerenciar riscos é saber decidir sobre as oportunidades

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A habilidade para gerir as finanças e os riscos em uma empresa é uma das características que definem um empreendedor de sucesso.

Para Joel Trammell, CEO da Khorus, plataforma voltada à estratégia e à liderança organizacionais, a maior parte dos empreendedores e gestores ainda não faz isso de maneira adequada. “Com frequência eles não consideram o custo da oportunidade de ficar onde estão e não tentar novas aventuras, por exemplo”, escreve Trammell em artigo no Entrepreneur.

Na opinião dele, há algumas estratégias que ajudam os empreendedores e líderes a gerir com sucesso os riscos e as finanças da empresa. A primeira é aprender a aceitar e adotar a incerteza como parte inseparável dos negócios.

Estudo do Halle Institute for Economic Research, publicado no segundo semestre de 2015, mostra que, ao contrário do que normalmente se pensa, empreendedores iniciantes não são mais tolerantes ao risco do que as demais pessoas.

Na verdade, eles se tornam mais tolerantes ao longo de suas experiências nos negócios e percebem que sem riscos não há inovação, realização e recompensa. Assim, eles deixam de ver o risco como problema e passam a enxergar nele algo essencial para criar algo de valor.

Saber avaliar adequadamente as oportunidades é outra característica imprescindível, segundo Trammell. Empreendedores de sucesso apegam-se ao princípio básico do gerenciamento de risco: buscam oportunidades onde, se fracassarem, perderão apenas parte do valor, mas, se obtiverem sucesso, ganharão dez vezes mais.

Os melhores empreendedores nunca apostam mais do que o que eles podem perder. Além disso, eles sempre têm um plano B (assim como um C, um D e um E), no caso de o atual não funcionar como o esperado. Esses parâmetros, na opinião de Trammell, os fazem construir negócios viáveis.

Enxergar e buscar oportunidades onde os outros não as percebem e não permitir que a falta de recursos limite sua visão é outra habilidade que caracteriza os empreendedores bem-sucedidos, segundo Trammell. Como afirmou Howard H. Stevenson, professor da Harvard Business School, empreendedorismo é “perseguir oportunidades além dos recursos controlados”.

Ao ver uma necessidade no mercado, o empreendedor fará tudo o que pode para atendê-la, mesmo se não tiver recursos em mãos naquele momento. Para o empreendedor de sucesso, segundo Trammell, o risco está em não ir atrás de uma boa oportunidade.

O gerenciamento de riscos e as novas estratégias de gestão das finanças corporativas é tema da Master Class que Aswath Damodaran ministrará na HSM Educação Executiva em 13 de junho de 2016. Damodaran, que é professor na Stern School of Business, da New York University, é considerado uma das principais autoridades em valuation e um dos mais consagrados professores de Finanças no mundo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens